Você já se perguntou como funcionam os aquecedores solares? Um sistema básico de Aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

O coletor solar é formado por uma caixa externa com um isolamento térmico que tem o objetivo de criar uma espécie de “efeito estufa”. O calor absorvido é transferido para a água dentro dos tubos de cobre presentes no interior da placa. A água aquecida sobe por termodinâmica e é acumulada em um reservatório com um bom isolamento térmico localizado sempre acima das placas.
O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água, conservando-a aquecida para o consumo posterior.

Com esses dois componentes essenciais, o aquecimento da água ocorre da seguinte maneira: a caixa de água fria (aquela que está instalada em sua residência ou estabelecimento comercial) abastece o reservatório térmico. Este, por sua vez, alimenta o coletor solar. O coletor absorve a radiação e transfere o calor do sol para a água, que é devolvida aquecida ao reservatório térmico, onde fica armazenada. Ali, fica pronta para ser distribuída para os pontos da casa ou empresa.

É por toda essa praticidade e eficiência que o sistema de aquecimento solar se tornou popular e é a melhor opção quando se trata de energia e custo-benefício.

Como identificar boas instalações?

Normalmente os clientes que chegam até a Aquelux, nas unidades de Indaiatuba e Itu chegam através de indicações de outros clientes. Isso demonstra total confiança em nosso trabalho.

Mas, como podemos identificar um sistema bem instalado?

Normalmente quando visitamos uma casa que acabou de ser construída ou qualquer empreendimento, é fácil notar quando um trabalho foi minuciosamente realizado. Com uma instalação de sistema de aquecedor solar, damos algumas dicas para identificar e saber se um trabalho foi bem executado:

  • Observe a estrutura que foi montada no telhado da residência esteticamente;
  • Pergunte sobre as marcas dos produtos instalados;
  • Pergunte sobre o estado do equipamento e quanto tempo de uso;
  • Pergunte sobre o atendimento;
  • Pergunte sobre a manutenção.
  • Pergunte sobre a diferença de preços do sistema (se for muito mais baixo que a maioria, desconfie e procure mais referências da empresa).

Pode parecer bobagem, mas assim como temos serviços de qualidade diferente em todos os setores, no setor de energia solar não é diferente.

Todos os dias, recebemos chamados e solicitações de avaliação e manutenção de sistemas instalados por empresas que realizam serviços a desejar.

Com estas dicas, você está preparado para fazer sua primeira pesquisa com sistemas de aquecedores solares. Não se esqueça que a Aquelux está pronta e de braços abertos para auxiliar você nesta jornada!

Comments

comments